terça-feira, 3 de março de 2015

Lista dos livros a serem lidos em 2015 (Luma)

Caros leitores,
estou divulgando minha lista de livros que desejo ler ao longo do ano de 2015. Como vocês irão perceber, minha lista possui um viés bem tendencioso para grandes clássicos da literatura (mundial ou nacional), mas isso não significa que eu não esteja aberta a novas experiências de leitura com autores que não são tão conhecidos. Não sei explicar o por que, mas eu desenvolvi esse gosto ao longo dos anos (e de certa eu continuo o alimentando) na minha formação como leitora. Os títulos das obras estão organizados por ordem de prioridade, no entanto mudanças nas escolhas de qual livro será lido primeiro poderão acontecer por causa das decisões que o nosso clube irá tomar em conjunto. É hora de unir interesses!

1)    O retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
2)    O sonho de um homem ridículo (Conto de Dostoiévski)
3)    O amor no tempos do cólera ou Cem anos de solidão (Gabriel García Márquez)
4)    A dama com o cachorrinho ou Um negócio fracassado e outros contos de humor (Anton Tchékov)
5)    O processo ou Na colônia penal (Franz Kafka)
6)    Ópera do mortos (Autran Dourado)
7)    O retrato do artista quando jovem (James Joyce)
8)    Contos reunidos ou Lolita (Nabokov)
9)    Primeiras estórias ou Tutaméia (Guimarães Rosa)

10) O caçador de Andróide (Philip K. Dick)

Se você já leu algum desses livros e quiser compartilhar como foi sua experiência, o espaço é todo seu.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Luma, querida! Que bom que postou sua lista. Adorei! O único que não gostei foi o número 8, Contos reunidos ou Lolita. Já li Lolita e não tenho interesse em ler mais Nabokov. Para falar a verdade, não entendo o fascínio em torno de Lolita, acho bem chato e lamurioso.

    Bom, da sua lista, eu li:
    1) O Retrato de Dorian Gray - Bem legal, vale a pena. Leve e de fácil leitura. Me faz lembrar uma fábula (apesar de não ter animais) porque dá para tirar uma lição bastante clara no final. Me lembro de ter lido que o próprio Wilde depois acabou achando o livro "moralista". Teria que confirmar se foi essa a palavra mesmo.
    3) Cem Anos de Solidão - Inigualável. Daquelas obras únicas e indispensáveis. Literatura é isso. Esse livro é um sonho.
    5) Na Colônia Penal - Muito intrigante e triste. Passa uma sensação horrorosa de desesperança, bem ao estilo Kafka.
    8) Lolita - Acho simplesmente a história desinteressante. E não há nada na escrita que ajude, nem que atrapalhe. Simplesmente acho bastante dispensável.

    Do Kafka, eu gostaria de ler tb o Um médico rural, por causa de uma matéria que li na super interessante sobre uma pesquisa que foi feita sobre os efeitos da leitura de textos ilógicos no cérebro. Como esse conto é ilógico e surrealista, foi escolhido para a pesquisa. Foi dada uma versão lógica do conto e a versão do Kafka e descobriram que ... não me lembro. rs. Meio que o texto ilógico era mais "exitante" para o cérebro. Algo assim.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que tentei ler O Retrato do Artista Quando Jovem e não consegui. É confuso e não cheguei a conseguir me envolver o suficiente a ponto de me importar em entender e acompanhar a história. rs

    ResponderExcluir